Maratona Civico Cultural XXXV

1º LUGAR
MARATONA CÍVICA CULTURAL 2010
“SEMANA DA PÁTRIA”
BRENO DA COSTA ALVES – 2º B

TEMA: “A ESPERANÇA NO AMANHÔ

Construímos hoje o nosso amanhã. Temos a certeza que os fatos futuros são derivados de nossas atitudes passadas e todas as mudanças obtidas são os frutos colhidos por nós. Idealizamos milhares de objetivos, porém, nos esquecemos que a primeira mudança deve ocorrer em nosso interior.
Por muitas vezes traçamos um caminho a ser seguido, mas nos obstáculos nos desanimamos e pensamos que desistir seja a melhor escolha a ser tomada. Entretanto, não devemos nos firmar apenas em sonhos, devemos agir, ir à luta, olhar para dentro de nós e vermos que ainda há tempo, que a esperança não morre jamais. Enquanto o Sol reluzir e o dia nascer, devemos ter em mente que mais uma chance nos foi dada.
Queremos um Brasil melhor e mais digno, porém não vemos pessoas interessadas em mudá-lo. Acostumamo-nos com pouco, com a falta de mudança. Nós nos esquecemos do direito que temos, do poder que carregamos. Mas antes de mudarmos, como um todo, temos que começar individualmente, com atitudes mínimas, mas que fazem a diferença. O passado não pode ser alterado, entretanto a esperança no futuro, mesmo que o amanhã seja desconhecido, deve nos motivar e nos fazer crer que não cruzamos nossos braços, mas temos orgulho de ter feito algo.
O nosso futuro está em nossas mãos; nós cultivamos o que queremos colher. Atitudes trazem a realização de objetivos e o momento de “fazer acontecer” é agora.
Este é o nosso momento. Esperar não é viável, pois pode ser tarde, as oportunidades não esperam. Enquanto uma chama arder dentro do nosso coração, temos a certeza que não é tarde para sonhar, idealizar e conquistar; sempre haverá esperança no amanhã.